ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
8ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
E.E.E.F. HUMBERTO DE CAMPOS
PROJETO:
“O USO DO LINUX EM SALA DE AULA”
CARLA HERNANDEZ FLORES
OUTUBRO E NOVEMBRO -2011
APRESENTAÇÃO
A Escola em uma constante busca de melhoria no atendimento aos seus proporciona aos professores e trabalhadores em geral, uma atualização e conhecimento de ferramentas que possam ser utilizadas nas ações que são propostas.
Desta forma, através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, pelo Núcleo de Tecnologia em Educação, foi criado um curso presencial de 40 horas – Introdução à Educação Digital oferecido no Laboratório de Informática da própria Escola.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto busca prioritariamente a aplicação de conhecimentos adquiridos e que serão repassados aos alunos da Instituição, como forma de dar-lhes oportunidade de também aplicarem em suas atividades os recursos da informática através do programa Linux por ser uma ferramenta gratuita e de fácil acesso.
OBJETIVOS
GERAL: Proporcionar aos alunos do CASE, na disciplina da matemática, o conhecimento da ferramenta linux, através de atividades realizadas no laboratório de informática.
ESPECÍFICO: Oportunizar aos alunos o despertar do interesse pela informática aplicada aos conteúdos escolares, em especial na utilização da ferramenta linux, de uma forma lúdica e com condições de utilização de suas potencialidades.
PÚBLICO ALVO
O público atingido são alunos da E.E.E.F. Humberto de Campos situada junto ao CASE, durante as aulas de matemática, nos períodos destinados a disciplina, com turmas de aproximadamente 07 alunos do sexo masculino com idades entre 15 e 19 anos que frequentam a etapa 4B (correspondente à 7º e 8º série-turno da tarde).
METAS
A meta principal deste trabalho é atingir aos alunos dando-lhes oportunidade de aplicarem conhecimentos utilizando a ferramenta linux quer para trabalhos específicos de disciplinas quanto para simples expressão de suas angústias e narrativas de ações e atividades que desenvolvam ou se envolvam na escola.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES
Os alunos foram conduzidos para terem aulas no laboratório de informática da escola, para conhecimento do programa linux.
Foram sendo passadas informações técnicas de utilização de todos os recursos possíveis deste programa e os mesmos poderiam fazer consultas a cerca de assuntos que poderiam ser abordados dentro desta técnica de utilização da ferramenta.
No decorrer das aulas os alunos digitaram pequenos textos para que pudessem explorar e aprender os recursos da ferramenta trabalhada, por exemplo, as correções ortográficas, como salvar no computador e em um pen drive.
Foram usadas cinco aulas, com aproximadamente 90 minutos por aula em sistema presencial no laboratório e sala de aula, mesclado com informações teóricas, mas dando ênfase na parte prática de ações, deixando os alunos à vontade para sanar dúvidas por ventura encontradas.
CRONOGRAMA:
O projeto foi aplicado aos alunos no mês de setembro de 2011 com duração de 5 aulas no período de 8 a 29 de setembro disposto da seguinte maneira:
- 08/09/11 – Escolha do tema;
- 12/09/11 – Conhecer, explorar o laboratório de informática e leitura de textos na internet sobre o assunto proposto;
- 15/09/11 – Digitação de textos;
- 26/09/11 – Organização e estruturação do projeto;
- 29/09/11 – Conclusão do projeto.
ANEXOS:
A seguir segue alguns textos digitados pelos alunos:
Texto 1: O dia que cantar a minha liberdade espero que eu tenha oportunidade de fazer um curso profissionalizante para eu ter uma vida tranquila com dinheiro digno sem precisar calçar o dono do armazém da esquina com um revólver e encher ele de coronhaço, mas não é isso que eu quero e suponho que nem ele quer que eu faça isso. Mas como eu muitos não tiveram chance, mas não dá pra me abalar quem luta alcança e eu não vou ser um coitado qualquer, vou ir atrás do que eu quero e conquistarei até as estrelas e a lua.
V. A.
Texto 2: Quando eu sair , eu vou terminar meus estudos, vou arrumar um emprego, fazer o que eu quero, fazer o curso que minha Mãe me der e não se meter em brigas só quando for com minha família. Vou curtir minha família bastante e meus sobrinhos.
P.M.
Texto 3: Quando eu sair daqui dar valor a vida, ter uma família e dar orgulho a eles, ter um emprego com meu salário honesto e digno. Poder sair com minha família, construir uma vida normal sem me deixar influenciar por outras pessoas. Construir uma vida cheia de carinho e sonhos.
Enfim eu quero estar perto da minha família e ter a confiança deles.
L.
Texto 4: Quando eu sair daqui quero retornar os meus costumes voltar a trabalhar para ganhar meu dinheiro, voltar para a família pois estou com muita saudade e também estou com muita saudades da minha namorada. Preciso o quanto antes sair deste lugar para retornar minha vida, esse lugar não é lugar para mim.
Eu não nasci para ser preso só Deus sabe que eu sou inocente não fui eu que cometi este ato pois nunca precisei roubar sempre ganhei meu dinheiro honestamente.
Sempre trabalhei desde os 9 anos de idade , não por ser obrigado mas porque sempre gostei de trabalhar e comprar minhas coisas e nunca me faltou nada.
E como quando eu tinha um ano e seis meses eu perdi minha Mãe, nem cheguei conhece-la só por fotos daí fui muito bem criado pelos meus avós, morávamos para fora em um lugar bom e o ano passado resolvemos vir morara na cidade e eu acabei me envolvendo nesta encrenca. Eu só preciso que alguém entenda o meu lado e me de uma única chance para eu mostrar que eu posso ser alguém na vida e que eu tenho força para superar isso.
Pretendo ir para rua, construir minha casa e morar com minha namorada e quando estiver bem de vida quero ter um filho.
D. B.
CONCLUSÃO
Depois de desenvolvido o trabalho foi possível observar a curiosidade, interesse e participação dos alunos em usar os recursos oferecidos em um laboratório de informática.
Também é válido citar o aproveitamento das aulas neste ambiente que foram de um alto nível.
Enfim, o trabalho realizado atingiu as expectativas e metas propostas e ainda os alunos demonstraram em seus textos digitados seus sentimentos e angustias particulares, que podem ser observados nos anexos.